segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Exercício de Visualização


Escolha um campo de cor neutra (branco, cinza) como uma parede, um quadro ou uma cartolina. Sente-se na frente do objeto escolhido e relaxe. O campo deve ficar na altura dos olhos e não ter nenhuma marca ou sinal. Faça algumas respirações profundas, trace uma linha na sua frente com o dedo indicador no ar, e depois uma figura geométrica simples (linhas cruzadas, círculo, triangulo, quadrado). Siga o traçado com o olhar e imagine um raio de luz branca azulada saindo do seu dedo e formando o desenho. No início, a linha vai aparecer bem fraca, mas insistindo na repetição do exercício ela se torna cada vez mais nítida (mesmo que isso leve algum tempo e requeira paciência e perseverança). A linha deverá ser apagada sempre (mesmo quando ela apenas existir no “olho da mente”), com um simples movimento da mão. Esse gesto é necessário, não basta imaginar. O exercício pode ser feito em pé, para que você se acostume a praticar também em situações desconfortáveis.
Expanda o exercício criando mentalmente uma pequena esfera de luz branco-azulada. Com essa esfera, movimentada com o olhar, trace no início apenas uma linha e, depois de bastante prática, várias figuras geométricas. A esfera luminosa tende a saltitar, desaparecer ou escapar ao controle, principalmente quando a mente se distrai. Para domá-la, você insistir, fazendo intervalos para relaxar ou descansar, mas persistindo até conseguir controlar a luz e o traçado da figura.
Se quiser uma variante, recomendo que escolha uma cor diferente para a luz da esfera. Depois pense intensamente nessa cor até sentir a mente sendo inundada por ela. Você pode reforçar a visualização proferindo (verbal ou mentalmente) a seguinte afirmação: “Vejo claramente a cor...”. Ao traçar a figura repita a afirmação: “Estou traçando a forma... na cor...” Com a passar do tempo, você dispensar a afirmação. Não se esqueça de que é sempre necessário apagar as figuras traçadas

Fonte: Mistérios Nórdicos de Mirella Faur

Nenhum comentário: