sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Triskle


Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio.Exemplos: • nascimento, vida e morte • corpo, mente e espírito • céu, mar e terra Este importante símbolo, também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas. É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.
O triskele é um antigo símbolo indo-europeu. Também era utilizado por povos germânicos e gregos. Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações - primavera, verão e inverno - pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado. Ou seja, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa. Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa. Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.
A iconografia continental atribui grande ênfase ao simbolismo da tríade, o conceito da triplicidade, e o conteúdo mítico-literal ausente no continente é amplamente fornecido pela infindável variação desse tema na literatura irlandesa e galesa.
O triskle é uma espécie de estrela celta de três pontas. Dizemos que é celta, mas o símbolo aparece de forma semelhante em muitas outras culturas. Porém, por ter-se popularizado como daquela cultura, continuaremos dando-lhe a denominação.
O triskle representa tudo o que for de natureza tríplice, sejam as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), sejam as três estações celtas (primavera, verão e inverno). Também podemos dizer que ele representa corpo, mente e espírito conjugados e em eterno movimento, que é a essência de cada um de nós. Enfim, como podem ver, o triskle tem significados diversos, mas todos em torno da natureza tríplice das coisas.
Os celtas consideravam o três como sendo um número sagrado.
"Basta ver que a sabedoria dos celtas, tanto na Irlanda quanto no País de Gales, foi preservada através das tríades", disse Cláudio Crow em uma palestra
"Sempre você tem o conhecimento sendo passado em forma de tríades; do conhecimento mais avançado, mais profundo, até coisas práticas. Por exemplo: "Três coisas que um bom cavaleiro tem de ter: Uma boa montaria, uma boa sela, e (com o perdão da palavra) uma boa bunda." É verdade; eles falam justamente assim. Quer dizer, são coisas das mais elaboradas até as mais básicas, sempre passadas na figura de triplicidade. Esta triplicidade vai estar sendo muito importante para a evolução filosófica dentro do ponto de vista celta. Não adianta a gente evoluir apenas numa destas categorias: físico, mental e espiritual."
Como todo símbolo, também pode ser utilizado como um amuleto de proteção.


Texto retirado de: http://www.oarquivo.com.br

Nenhum comentário: