segunda-feira, 18 de maio de 2009

As Cores


Como muitas coisas em nossa vida, as cores também exercem influencia sobre nós, cabendo a nós a melhor maneira de utilizá-las para nosso bem estar, qualidade de vida e até mesmo cura.
Mas o que são as cores? A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. (Wikipedia)
E todas elas nos influenciam de diferentes maneiras. E assim como os remédios devem ser usados na medida certa pois o excesso ou a falta podem trazer transtornos.
A cromoterapia é a ciencia que cuida disso, usando a cor para estabelecer o equilibrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. É baseada nas sete cores do espectro e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.
Há duas maneiras de utilizar as cores na cromoterapia.
A primeira é a técnica chamada Luz do espectro solar que consiste em envolver algum recipente transparente de vidro, pode ser garrafa ou copo, com papel colorido e colocar água potável. Este recipiente deverá ser exposto ao sol por pelo menos 4 horas para que a água possa ser carregada pela luz solar refletida pelo papel colorido. Deve-se tomar dois copos dessa água todos os dias, um pela manhã em jejum e outro antes de deitar para dormir.
A outra técnica é chamada de Luz de lâmpadas coloridas em que é utilizado um bastão com bocal para lampada com a cor escolhida para o tratamento. A aplicação é feita em movimentos circulares, no sentido horário e a uma distancia de de 5 cm da pele.
Mas não é só na saúde que usamos as propriedades das cores, elas também são usadas em feitiços e rituais, cada uma com seu significado e sua finalidade.
Futuramente vou colocar o significado e propriedades de cada cor. Por enquanto fico por aqui. Até mais !

Fonte de Pesquisa: Wikipédia e Espaço Mistico.

Nenhum comentário: