quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ervas


“Teu alimento seja teu medicamento, teu medicamento seja teu alimento...”
Hipócrates



Desde tempos antigos, não só as bruxas, mas como todas as pessoas utilizaram ervas e alimentos para curar doenças, se proteger energeticamente, atrair prosperidade e muitas outras coisas. Todos tinham em mente os poderes fisiológicos e energéticos que as plantas têm.
Esse costume foi perdido talvez graças á Inquisição que associava o uso de ervas para cura com Bruxaria e ao capitalismo que também denegriu o uso da medicina natural para que as indústrias farmacêuticas pudessem vender seus produtos.
Mas, felizmente hoje em dia, cada vez mais pessoas estão procurando tratamentos alternativos e fugindo dos remédios industrializados com medo de seus efeitos colaterais. Afinal, nada melhor que tomar um belo chazinho de alecrim para curar aquela dor de cabeça, não?! Ou você prefere tomar um desses comprimidos analgésicos que vai curar sua dor de cabeça, mas vai deixar aquela baita dor de estômago?
Cada erva e alimento tem suas propriedades próprias e deve ser usado conscientemente e na dosagem adequada. Por exemplo, o alecrim citado anteriormente é ótimo para dores de cabeça e males do estômago, mas se ingerido em grande quantidade é abortivo e causa irritações gastrointestinais.
Não podemos esquecer também as propriedades energéticas das plantas, que além de curar nosso corpo, também cuida da nossa mente e espírito. Quem nunca usou uma folhinha de arruda ou alecrim para se proteger de energias negativas ou tomou um belo banho de sete ervas? Quem nunca esteve numa casa que tinha belo vaso de comigo-ninguém-pode na porta de entrada?
Além da proteção e limpeza, a energia das ervas pode ser utilizada para acalmar, para atrair mais prosperidade, atrair um amor, deixar a pessoa mais atraente, um ambiente mais agradável...
Elas podem ser utilizadas das mais diversas formas, no caso do tratamento de alguma doença pode-se usar chás, xaropes, tinturas, pós, etc. Para uso energético pode-se utilizar banhos, incensos ou simplesmente ter um vaso com a planta em casa.

Nenhum comentário: