segunda-feira, 2 de março de 2009

O Elemento Fogo




O fogo é transformação; são os poderes que dão a vida do sol. O fogo é emblemático da deidade masculina em muitas culturas e é o elemento da intensidade fervente, aspiração, e poder pessoal.
O fogo é a força que motiva e orienta todos os organismos vivos. O fogo, junto com o ar, cria energia, nos ajuda a seguir, e produz força. Foi-se dito que mente pode imaginar (ar), e o desejo (fogo) pode criar.
O fogo é claro, brilhante e exuberante. Infelizmente ele não é estável nem lógico. O fogo pula intuitivamente para capturar o momento com pouca preocupação a respeito daquilo que lhe esteja ao redor. O fogo é indômito, em busca, apaixonado; ele apenas conhece a si mesmo. O fogo é único porque pra que seja criado deve primeiro consumir ou destruir as árvores e vegetação rasteira. A seu tempo, entretanto, novas árvores irão crescer. O fogo é o elemento ativo dentro de nós. Ele nos empurra em direção ao novo livrando-se do velho.
Para se usar o fogo corretamente você deve primeiro conte-lo. Quando você contém o fogo, você pode direcionar sua energia em direção a um propósito desejado, tal como aquecer e iluminar. Você pode também direciona-lo com as forças pessoais que ele domina, tais como a paixão, a raiva e a agressividade. Quando você controla estas emoções e canaliza suas energias de modo positivo, elas trazem reconstrução benéfica. Quando estas emoções não são controladas, elas trazem destruição e criam o caos, assim como o próprio fogo.

Correspondências do Fogo:

Cores: Vermelho, laranja avermelhado, âmbar, amarelo, dourado.
Símbolos: Triângulo, relâmpago, chama, salamandra.
Ferramentas: Espada, adaga, cântaro de fogo, machado de duas cabeças, lamparina, velas, ervas ou papéis queimados.
Trabalho Ritual: Energia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, autoconhecimento poder.
Formas Rituais: Queimar, passar na fumaça, derreter um objeto, erva ou imagem, velas e pequenas fogueiras.
Tipos de Magia: Vela, tempestade, tempo e estrela.
Natureza Básica: Purificante, destruidora, limpadora, energética, sexual, forte.
Plantas: Manjericão, sangue-de-dragão, gengibre, laranja, tabaco alho, hibisco, mostarda, urtiga, cebola, pimenta vermelha, canela, plantas espinhentas, grãos de café, alecrim.
Incensos: Olíbano, Canela, Junípero.
Animais: Dragões, leões, cavalos, cobras, grilos, louva-deus, besouros, abelhas, centopéias, escorpiões, tubarões, fênix, coiotes, raposas, serpente.
Pedras: Rubi, granada, diamante, hematita, pederneira, venturina, opala de fogo, jaspe, pedras vulcânicas, cristais de quartzo, ágata, citrino.
Metais: Ouro, latão.
Locais: Vulcões, fornos, lareiras, desertos, fontes termais, quarto de dormir (devido ao sexo), saunas, campos de atletismo, academias de ginástica.
Zodíaco: Áries, Leão, Sagitário.
Tempo e Hora: Verão, meio-dia.
Fase da Vida: Juventude.
Deusas: Brighid, Vesta, Héstia.
Deuses: Agni, Hórus, Hefesto, Vulcano, Prometeu.
Elementais: Salamandras, dragões do fogo, a consciência das chamas.
Rei: Djiin
Direção: Sul.
Nome do Vento Sul: Notus.
Energia: projetiva, masculina.
Órgão: Fígado.
Sentido: Visão.

Nenhum comentário: