terça-feira, 3 de março de 2009

O Elemento Ar


O ar é o reino material sutil entre os planos físico e espiritual. O Ar fala ao intelecto e expõe a verdadeira essência do indivíduo por meio da imaginação criativa. O elemento ar representa um novo começo, o processo do pensamento e a criatividade.
O ar tem sido sempre associado com a respiração, que é um sinônimo de espírito ou das almas de todas as criaturas vivas. A idéia do ar ou respiração dando vida á alma ou ao espírito vem dos tempos da regência matriarcal. Após dar a luz, as mães respiravam gentilmente dentro da boca de seus filhos, iniciando o processo de respiração.
Respirar é fundamental para a vida. A respiração entra em nosso corpo no nascimento e o deixa na morte. Muitos acreditaram que a alma ou espírito deixam o corpo da pessoa na morte pela respiração da pessoa. Por este motivo, no passado, espelhos eram colocados junto à boca de um moribundo na esperança de capturar sua alma.


Correspondências do Ar
Cores: Azul, prata, branco, cinza, amarelo, tons pastéis.
Símbolos: círculo, pássaro, sino, sílfide, flauta, carrilhão, nuvens.
Ferramentas: Vara, açoite, bastão, incensário, athame, espada, visualização criativa.
Trabalho Ritual: A mente, todo o trabalho mental, intuitivo e psíquico, o conhecimento, a aprendizagem abstrata, o vento e a respiração, inspiração, audição, harmonia, pensamento e crescimento intelectual, viagem, liberdade, revelando a verdade, encontrando coisas perdidas, habilidades psíquicas, instrução, telepatia, memória, a habilidade de saber e entender, conhecer os segredos dos mortos, meditação, discussões, começos, iluminação.
Formas Rituais: Sacudir objetos no ar ou pendura-los ao vento, suspender ferramentas em lugares altos, soprar objetos leves enquanto visualiza energias positivas, deixar que o vento carregue folhas, flores, ervas, ou papel picado.
Tipos de Magia: Adivinhação, concentração, visualização, profecia, magia do vento, Karma, velocidade.
Natureza Básica: Movimento, flutuante, fresca, inteligente. O som é uma manifestação deste elemento.
Plantas: Amêndoa, giesta, trevo, eufrásia, lavanda, pinho, olíbano, mirra, prímula, tamareira, verbena, violeta, alfazema, salgueiro, sálvia.
Incensos: Olíbano, Mirra, alecrim, violeta.
Animais: Pássaros, especialmente águias e falcões, insetos e aranhas, borboletas.
Pedras: Ametista, safira, citrina, azurita, topázio, pedras claras e transparentes, cristais, pedras azuis e amarelas, quartzo rosa, turmalina.
Metais: Cobre.
Locais: Céu, cumes de montanhas, copas de árvores, escarpas, aviões, colinas, praias onde se venta muito, torres altas, aeroportos, escolas, bibliotecas, escritórios, agências de viagem.
Zodíaco: Aquário, Gêmeos, Libra.
Tempo e Hora: Primavera, alvorada.
Fase da Vida: Infância.
Arcanjo: Rafael
Deusas: Aradia, Arianrhod, Cardea, Nuit, Urânia.
Deuses: Enlil, Kheohera, Mercúrio, Thoth.
Elementais: Silfos, Zéfiros, fadas que habitam o mundo das árvores, flores, ventos, brisas e montanhas.
Rei: Paralda.
Direção: Leste.
Nome do Vento Leste: Eurus.
Energia: Positiva, masculina.
Órgãos: Pulmões.
Sentido: Olfato e Audição.

Nenhum comentário: