segunda-feira, 2 de março de 2009
Os Elementos
O mundo no qual vivemos é uma combinação de muitas forças, todas trabalhando juntas para manter a vida. Estas forças estão comprometidas tanto com os elementos físicos quanto os espirituais, que são fundamentais para o processo de criação e essenciais para a manutenção da vida como nós a conhecemos.
Não é por acaso que os Elementos da Natureza – Terra, Ar, Fogo e Água – são considerados pilares de sustentação do Universo. Toda a vida e existência gira em torno dessas essências divinas, e sem uma delas que seja não seria possível criar a trama de informações e substâncias que compõem o Microcosmo.
Os filósofos Gregos tiveram muitas teorias sobre a origem do mundo, e muitas delas foram propostas em cima na noção dos Elementos. Thales de Milleto afirmava que a origem estava na Água, enquanto Anaxímenes pregava que o Ar o responsável pela organização do caos, e Heráclito posteriormente colocou o Fogo como agente criador. Empédocles somou a esses três conceitos a Terra, e afirmou que tudo se formava não a partir de um, porém a partir da combinação de cada um dos Elementos.
A medicina foi por muito tempo baseada nas “qualidades” dos elementos, atribuídas por Aristóteles. A Terra é Fria e Seca, o Ar, Quente e Úmido, o Fogo, Quente e Seco, e a Água, Fria e Úmida. A partir do equilíbrio dessas qualidades no paciente, o médico curava seus males, para o caso de uma febre, por exemplo, seria aplicada a Água (em ervas relacionadas a este elemento, cores, aromas, alimentos, ungüentos, enfim), pois a febre é quente, e causa desidratação. E a ciência também se baseava nesses conceitos, pois os estados da matéria até então conhecidos estavam diretamente ligados aos Elementos: Terra – sólido, Ar – gasoso, Fogo – energia, Água – líquido.
Podemos observar as qualidades dos elementos em nosso corpo. A Terra está presente em nossos ossos e carne, o Ar em nossa respiração, há Fogo nos impulsos elétricos de nosso cérebro e em nossa temperatura, a Água compõe 70% de toda a nossa massa, além de ser representada por nosso sangue e outros fluídos.
O tempo todo estamos rodeados pela força e poderes dos Elementos, mesmo que não nos apercebamos disso com facilidade. E esse conhecimento era muito natural aos nossos ancestrais, tanto que muito do que pensamos ou dizemos em nosso cotidiano está relacionado a certas qualidades dos Elementos. A todo instante ouvimos frases como “Aquele tem um coração duro como uma pedra.”, “Está mergulhado em seus sentimentos.” ou mesmo expressões como “cabeça-de-vento” ou “sangue fervendo”. Os Elementos estão relacionados a praticamente tudo o que nossa mente pode dividir: as estações do ano, as partes do corpo, nossos seres distintos, sentidos, cores, temperamentos, e muitos outros, que denotam os atributos e adjetivos de cada Elemento.
Aprender sobre os elementos e as áreas da vida que eles controlam é um passo importante em seu desenvolvimento espiritual. Uma vez que você começa a se harmonizar com estas forças mágicas da natureza, você toma cônscio de seu conhecimento e sabedoria.A percepção interior que você ganha da interação com os elementos irá ajudar a balancear seus pensamentos e emoções. Compreender os quatro elementos é compreender a si mesmo. Quando os compreender, você os verá em tudo que olhar, os sentirá em tudo que tocar e os perceberá em cada pensamento.
A sustentação da Vida depende do equilíbrio e da manutenção dos Elementos. Nossas gerações mais atuais têm pouco se importado com essa premissa, porém se algo não for feito, e logo, aprenderemos pelo modo mais difícil. Algumas pessoas têm se esforçado para mudar o quadro de nosso meio ambiente, porém enquanto toda a população mundial não se mobilizar, e cada um fizer seu trabalho de formiga, nada será suficiente. A Natureza é Justa e Sábia, e retribui com a mesma intensidade aquilo que recebe – faça a sua parte, seja a diferença. E que os Deuses te abençoem por outras coisas, não por cuidar do planeta, pois isso não é mais do que obrigação de todo habitante da Terra, afinal esta é a nossa casa, nossa única casa. A Terra é nossa Mãe, e se não cuidarmos Dela, não existiremos mais. Seja agradecido por poder realizar sua missão pessoal, pois muitos de nossos descendentes não terão essa oportunidade.
Encontrei este texto no meu acervo pessoal . Não sei a autoria, mas é uma leitura interessante
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário