domingo, 18 de janeiro de 2009

Minha experiência com o Menstrual Cup


De uns tempos para cá, eu ficava pensando para onde iam todos aqueles absorventes que eram usados todos os meses e isso me incomodava, pois eu sabia que iam parar em depósitos e demoravam muito tempo para se decompor. (mais de cem anos)
E na atual situação em que nos encontramos é totalmente irresponsável fingir que nossas ações não refletem diretamente no que está acontecendo. Quanto mais lixo for jogado no meio ambiente, mais problemas teremos, mas infelizmente parece que muitas pessoas insistem em continuar “ignorando” isso.
Estava pensando em voltar a usar as toalhinhas de pano que nossas avós usavam, já havia usado logo quando comecei a menstruar e não via problema nenhum nisso.
Até que um dia, vi um tópico num fórum que costumo freqüentar, o Paganismo.org, que falava sobre os abiosorventes.
Segundo o que foi publicado do tópico, o abiosorvente é um absorvente intimo reutilizável, feito com algodão (antialérgico). Pode ser lavado e reutilizado várias vezes, sendo que ele pode durar até seis anos. E depois de jogado fora, ele se decompõe em menos de um ano. É composto de uma capa e duas camadas de algodão.
Aquilo me interessou, fui atrás de outras alternativas e descobri o Menstrual Cup.

O Menstrual Cup é um tipo de copo que é colocado dentro da vagina para coletar o sangue. Tem a forma de um sino e é feito de látex ou silicone. Sua durabilidade é de 10 a 15 anos.

O Menstrual Cup foi criado em 1932, mas devido a tabus referente ao corpo feminino, menstruação e á novidade que eram os descartáveis começando a chegar ao mercado, a produção do MC não durou muito e logo parou.
Em 1987, foi lançado o MC The keeper, voltando assim a ser produzido, agora em silicone hipoalergenico e não em látex.

As marcas que produzem o MC são as Mooncup, Femmecup, Keeper, LadyCup, Lunette, Miacup, DivaCup e SoftCup, todas estrangeiras (o que dificulta um pouco a aquisição). Aqui no Brasil, não há nenhuma empresa que produza o Menstrual Cup.

Mas como eu estava decidida a adquirir este belo produto, fui pesquisando e pesquisando para ver se não encontrava alguma maneira mais fácil que a importação. Até que uma colega do fórum indicou um site que havia feito um pequeno estoque do MC para vendas no Brasil. Na hora, fiz a compra e depois de 10 dias, lá estava eu recebendo o meu Menstrual Cup.

Li e reli as instruções, pesquisei vídeos que mostrassem mais detalhes sobre como usar, etc. Na teoria, eu já estava craque, mas na pratica...

Estava super ansiosa para usar o MC e ver se todos os depoimentos que eu havia lido eram verdadeiros. Realizei a esterilização, que se resume a ferver o MC durante 5 minutos em água limpa e fiquei esperando. Por fim, dois dias depois veio a oportunidade!

Lá fui eu colocar na prática tudo que havia aprendido na teoria, e posso dizer que fui muito bem! Posso reforçar com todas as letras que todos os elogios já ditos ao MC são verdadeiros.

Muito fácil de colocar, não incomoda nem um pouco e também é fácil de retirar e limpar. Lógico que você tem que conhecer seu corpo e não pode ter medo de sujar o dedinho de sangue.

Não vaza e não tem perigo de sair, pois ele fica preso dentro vagina pela musculatura e pelo vácuo que se forma. Também não machuca, na verdade não dá nem para sentir que se usando!

Uma dica que vi num vídeo e é muito útil é: na hora de introduzir o MC, aponte-o na direção das suas costas e não na direção da barriga, assim você estará seguindo a direção da sua vagina e não se machucará.

Para retirar aperte um pouco com os dedos para tirar o vácuo e puxe cuidadosamente. O sangue pode ser descartado no vaso sanitário, ou (se você estiver em casa) pode ser colocado em uma jarra com água limpa e essa água usada para molhar suas plantas. O sangue menstrual é muito nutritivo, afinal ele seria usado para gerar um bebê se a concepção tivesse ocorrido. Essa idéia pode parecer loucura aos olhos mais conservadores...

Limpe o MC com água e sabão neutro ou papel higiênico e coloque de volta.

Ao final da menstruação, esterilize novamente o MC, fervendo-o em água limpa por cinco minutos no mínimo e guarde-o. Outra dica é que, após a esterilização, ele pode ser guardado imerso em soro fisiológico em um potinho bem fechado.

Bom,e como dizem que a prática faz a perfeição, em dois dias de uso já parecia que fazia anos que eu usava o MC!

Para resumir, estou muito feliz com minha aquisição e com a consciência mais leve por saber que não jogo mais os velhos absorventes descartáveis na natureza. Por falar nisso, ainda tenho meio pacote guardado lá em casa acumulando poeira, acho que vou deixar lá como lembrança dos dias em que eu sujava a natureza. Para me lembrar o quão nocivo algo aparentemente simples pode ser.

Nenhum comentário: