quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Altar e Instrumentos


Todo bruxo, mago, feiticeiro, místico e afins costuma ter seu altar (fixo e/ou móvel) e instrumentos de trabalho. Alguns possuem instrumentos luxuosos, caros e difíceis de adquirir enquanto outros preferem os mais simples.

Não há uma regra quanto a isso. Cada um usa aquilo que sua tradição exige ou que sua situação (financeira principalmente) permite. Mas o principal é que a obtenção dos instrumentos e confecção do altar sejam baseados em sua intuição e conhecimento.


Os instrumentos usados são:



  • Athame – Usado para traçar o círculo e invocar entidades e divindades. Geralmente é usado um athame sem corte. Dependendo da tradição, pode representar o Elemento Ar ou o Elemento Fogo. Particularmente, acho que o elemento Fogo é mais condizente com o Athame.

  • Varinha ou Bastão – Usado também para traçar o círculo e fazer invocações. Assim como o Athame, pode ser representado pelo Elemento Fogo ou Ar. Neste caso, acho que o Elemento Ar é mais condizente ao bastão.

  • Caldeirão – o uso deste instrumento pode variar muito. É usado para preparar poções, queimar incensos, divinações, etc. Representa o Elemento Água, o útero da Deusa.

  • Pentagrama – Simboliza os cinco elementos, os cinco sentidos, é usado pela grande maioria dos bruxos, mas pode ser substituído por outro símbolo (como o Ankh ou o Triskle), sempre tendo em mente o significado do símbolo a ser utilizado.

  • Incensários e Castiçais – Utilizados para queimar incensos e velas (Meio obvio). O incensário é usado no altar para representar o Elemento Ar e atrair suas qualidades. O castiçal com a vela representa o Elemento Fogo.

  • Taça – Representa o Elemento Água. Dependendo do ritual a ser realizado, é enchida com água, ou então vinho ou suco de uvas. Em altares fixos, geralmente é deixada com água. Pode-se colocar essências ou óleos essenciais nesta água e oferecê-la ás Ondinas.

  • Terra ou Sal – Representa o Elemento Terra.


A disposição destes objetos no altar vai depender da tradição que você segue (de novo), ou se você for solitário, use sua intuição e bom senso para organizá-los.

Em meu altar, costumo deixar o pentagrama no centro, rodeado pelos símbolos dos quatro elementos (Incenso para Ar, Taça para água, Vela para Fogo e Terra, Sal ou uma pedra para Terra). O restante dos instrumentos disponho da forma que for mais conveniente sempre seguindo a intuição.


Futuramente, pretendo detalhar mais cada instrumento utilizado e comentar sobre alguns que não foram inclusos aqui. Por enquanto é só!

Nenhum comentário: