terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Alecrim


Familia : LAMIACEAE

Nome Cientifico:ROSMARINUS OFFICINALIS L.


Descrição


Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pinemo, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.

A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.

Origem


Sua origem remonta às praias do Mediterrâneo ( o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). . Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Antigamente queimava-se caules de alecrim para purificar o ar do quarto de doentes em hospitais.


Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas.


Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

Nomes Populares: alecrim-da-horta, alecrim-de-jardim, alecrim-de-cheiro, alecrim-rosmarinho, alecrim-rosmarino, alecrinzeiro, erva-da-graça, libanotis, rosmarino, rozmarim, roris Marini (latim), rosemary (inglês), Romero (espanhol), romarin (Frances), ramerino (italiano), rosmarin (alemão).


Uso Medicinal


O Alecrim , sob o domínio do Sol , é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.

Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.

Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de Sete Sangrias e Dente de Leão.


Também é bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.


 


Propriedades: adstringente, analgésica, antiasmatica, antidepressiva, antidiabetica, antiespasmodica, antigripal, anti-hipertensora, antiinflamatoria, antioxidante, antireumatica, antiseptica, aromatica, balsamica, bequica, calmante, cardiotonica, cicatrizante ( o pó das folhas), depurativa, digestiva, estimulante, estimulante da fecundidade feminina, excitante, narcotica, vasodilatadora, tonica, sudorifica, tonica do sistema nervoso central, tonificante do útero.


Indicações :  afecção (fígado, estomago, instestinos, rins), asma, bronquite, calvicie, cansaço fisico e mental, caspa, celulite, cicatrização de feridas, contusão, colesterol, coqueluche, debilidade cardiaca, depressão ligeira, dor de cabeça, dor muscular, esgotamento, espasmo, frigidez, gota, gripe, inchaço dos olhos, indigestão, insonia, nervosismo, pele desvitalizada.


Contra-Indicação: Em doses elevadas pode provocar irritações gastrointestinal, nefrite, intoxicação, aborto e irritações na pele.


Parte Utilizada: folhas, flores, óleo essencial.


Modo de Usar:



  • Infusão – 1 xícara (das de cafezinho) de folhas secas ou frescas em ½ litro de água. Tomar uma xícara de chá em intervalos de 6 horas.

  • Infusão – 5 a 15 gr de folhas em 1 litro de água fervente. Deixe esfriar, coe e tome 1 xícara de chá tres vezes ao dia.

  • Pó das folhas secas – Pulverize sobre feridas como cicatrizante.

  • Tintura – 50 g de folhas secas em 1 litro de alcool de cereais. Deixar por 5 dias, filtrar e conservar em vasilhame escuro. Tomar diariamente 40 gotas diluidas em um copo de água por 10 a 15 dias (para hemorroidas).

  • Xarope -  Em ½ litro de xarope, adicionar o suco de 4 xicaras de cafezinho de alecrim. Tomar uma colher a cada 3 horas.

  • Vinho – Deixe 50gr de folhas em 1 litro de vinho tinto durante 10 dias. Filtre e adoce com mel. Tome um cálice antes das refeições.


Cosmética: Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado, além de deixa-los mais escuros, estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície; xampú para fortificar. Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente).Óleo de alecrim é bom para passar no corpo pós banho.


Creme para lábios sensíveis: 1 col café de manteiga de cacau, 1/3 de col de café de glicerina, essência de alecrim. Derreta a manteiga, misture a glicerina e o alecrim. Impede rachadura dos lábios ou irritação.


Tônico facial de alecrim: 1,5 xíc de água, 1 maço de alecrim, 1/2 dose de conhaque. Ferver o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro.


Para pele precocemente envelhecida: 50 gs de alecrim em infuso em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e faça compressa no rosto após a limpeza.


Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite e dores no estomago.


Uso caseiro e Culinário


È um inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.


Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana.


Galhos floridos secando num vaso na casa


Usado para temperar aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães.


O famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim.


Pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.


O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia.

Conserva de alecrim para saladas: Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.


 


Uso mágico


 


Nós falamos que o Alecrim é um "costurador do Plexo solar".

Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.

Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima.

Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É A ERVA DA CORAGEM.


Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos.


Dizem que tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.Poção de amizade leva alecrim.


Planeta Regente: Sol.


Usado em: Proteção e purificação.


Elemento: Fogo.


Influencia astrologica: Áries.


Melhor dia para usar: Lua em Câncer.

Um comentário:

Green Womyn disse...

Uau! Que belo post, adorei!