domingo, 16 de janeiro de 2011

Triskle


Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio.

* nascimento, vida e morte
* corpo, mente e espírito
* céu, mar e terra

Também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento.
O triskele é um antigo símbolo indo-europeu também utilizado por povos germânicos e gregos.
O triskle representa tudo o que for de natureza tríplice, sejam as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), sejam as três estações celtas (primavera, verão e inverno), sendo assim é obvia sua importância para a religião da Deusa.
O Número 3 dentro da Magia Celta e na Magia Natural de hoje é considerado um Número Poderosíssimo e sempre esteve presente na Magia Celta. A Grande Deusa é representada aqui em todas as suas faces.
Uma representação do número três associa-se com as três principais fases da lua (nova, meia-lua, cheia). Quando acrescentamos as implicações lunares para o significado da Triskelion temos: mistério, feminino, intuição, subconsciente, espiritualidade, iluminação, desejo oculto.
O termo grego Triskelion literalmente significa "três pernas", e de forma adequada, este sinal parece muito bem como três pernas correndo.
Isto não é acidental, a sensação de movimento, neste símbolo, representa ação, ciclos, progresso, revolução, concorrência, avançar.
Como pode-se notar o significado do símbolo não é somente “três pernas”, levando-se em conta todos os significados já atribuídos a eles, podemos concluir que o principal objetivo do Triskle é a expansão espiritual, crescimento pessoal e o desenvolvimento humano.

“Sempre você tem o conhecimento sendo passado em forma de tríades; do conhecimento mais avançado, mais profundo, até coisas práticas. Por exemplo: “Três coisas que um bom cavaleiro tem de ter: Uma boa montaria, uma boa sela, e (com o perdão da palavra) uma boa bunda.” É verdade; eles falam justamente assim. Quer dizer, são coisas das mais elaboradas até as mais básicas, sempre passadas na figura de triplicidade. Esta triplicidade vai estar sendo muito importante para a evolução filosófica dentro do ponto de vista celta. Não adianta a gente evoluir apenas numa destas categorias: físico, mental e espiritual.”
Como todo símbolo, também pode ser utilizado como um amuleto de proteção.

Fonte: http://mirhyamcanto.blogspot.com/2009/05/simbologia-do-triskle.html, http://bruxaria.net/2010/10/10/triskle/

Nenhum comentário: