terça-feira, 31 de agosto de 2010

Qual a diferença entre Alta Magia e Baixa Magia? O que é Teurgia e Taumaturgia?


A Alta Magia (também chamada de teurgia, que significa “operar coisas que pertencem aos deuses”), que freqüentemente conta com o auxílio de espíritos e deuses amigáveis, é associada á religião. A teurgia se refere ao uso de magia para provocar mudanças na própria realidade interna do feiticeiro. A teurgia não está voltada para o serviço aos outros, mas para a iluminação pessoal, auto-realização e apoteose (“tornar-se Divino”). O foco está nas orações, invocações e meditações. A magia teúrgica foi muito desenvolvida pelos neoplatônicos – seguidores de um sistema filosófico e religioso desenvolvido em Alexandria, Egito, no século III d.C, que era baseado numa mistura da doutrina de Platão e de outros filósofos gregos, no misticismo oriental, no Judaísmo e no Cristianismo. Platão acreditava em uma magia natural moralmente neutra, como a eletricidade, cujo uso dependia do praticante.
A taumaturgia (“operar milagres”), no entanto, é o uso da magia para provocar mudanças na realidade ou no mundo exterior. Como ela é voltada para os aspectos científicos e técnicos de tais operações é denominada “Magia Prática”. A taumaturgia também é referida como Baixa Magia ou Feitiçaria – de modo especial quando é praticada a serviço dos outros. Todas as formas de magia do povo – que servia ás vilas e pessoas comuns – ficaram conhecidas como Baixa Magia. Com o passar do tempo, muito da sabedoria e práticas tradicionais da magia do povo decaíram do uso popular, e passaram a ser consideradas superstições.
Na Grécia, a Baixa Magia (chamada de mageia, “feitiçaria”) adquiriu uma reputação desfavorável de fraude por volta de 5000 a.C. Os praticantes não eram membros do sacerdócio, mas indivíduos que alegavam ter poderes mágicos e que ajudavam os clientes em troca do pagamento de uma taxa. Pessoas assim ainda praticam em muitos lugares, anunciam seus trabalhos nos jornais e operam em salas de leitura. A maioria das leis contra a prática de “adivinhações” e coisas parecidas está relacionada a isso. A forma mais baixa desse tipo de magia é goeteia, que, no mundo clássico, foi praticada por pessoas que lançavam feitiços, “gritavam” encantações e preparavam poções.

Fonte: Grimório para o Aprendiz de Feiticeiro de Oberon Zell-Ravenheart.

Um comentário:

Panther Head Investimentos e Negócios disse...

www.altamagiareal.com.vr - O verdadeiro Templo da alta magia, sem enganação e com um trabalho sério e respeitado