segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Incensos - Parte 3


Incenso Combustível

O incenso combustível na forma de cones, cubos e varetas é bastante complexo em sua composição.
Cola de goma de tragacanto ou mucilagem é o ingrediente básico para moldar os incensos, se não encontrá-los a goma arábica tambem é uma boa opção.
Para fazer a cola de tragacanto (ou goma arábica), coloque uma colher de chá em um copo com água morna. Mexa bem até dissolver completamente.
Deixe que o tragacanto ou a goma arábica absorvam a água até que se torne uma pasta grossa. A consistência da mistura depende da forma do incenso desejado. Para incenso em forma de varetas, a mistura deve ser relativamente fina. Para cubos e cones, uma mistura mais grossa deve ser feita. Se a massa ficar grossa demais, adicione um pouco de água e misture bem.
Em seguida colocarei a receita de um incenso:

INCENSO BASE
6 partes de sândalo (ou cedro, pinheiro ou junípero)
2 partes de benjoim em pó (ou olíbano ou mirra)
1 parte de raiz de íris moída
6 gotas de óleo essencial de sua preferencia
3 a 5 partes de ervas moidas e secas

Nesta receita é utilizada madeira em pó (sândalo, cedro etc). Use sândalo se estiver incluso na receita do incenso. Se não, use outra madeira como o cedro ou pinheiro. Tente adaptar a receita conforme for necessário.
Misture os 3 primeiros ingredientes até que estejam amalgamados. Adiciobe o óleo e misture mais uma vez. Em seguida adicione as ervas moídas (moídas até virarem pó). Pese e adicione 10% do peso em nitrato de potássio.
Depois de misturar, adicione a cola de goma de tragacanto ou arábica, misture e modele em cubos ou cones. Deixe secar antes de usar.
Para fazer o incenso em varetas, adicione mais goma na mistura. Você pode usar varetas finas de bambu ou outro tipo de madeira ao seu alcance.
Mergulhe as varetas na mistura e coloque-as espetadas para cima para secar, depois mergulher novamente. Faça isso diversas vezes e deixe secar.

Fonte: O livro completo de óleos, incensos e infusões. – Scott Cunningham

Nenhum comentário: