segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Beltane


O Beltane marca o início do verão.
É um festival de luz, simbolizando a união entre as energias masculinas e femininas da terra, o Senhor das Florestas e a Rainha da Primavera, o Casamento dos Deuses. É o mais alegre dos Sabbaths, onde as mulheres pagãs usam coroas de flores e todos dançam ao redor das fogueiras.
Assim como o Samhain representa o anoitecer do ano, o Beltane representa o amanhecer. O Beltane é notado particularmente como uma época de ver e comunicar-se com o mundo encantado das fadas e duendes. Se você tiver a oportunidade de se aventurar em um bosque nessa época do ano, provavelmente encontrará círculos de cogumelos crescendo debaixo da copa das árvores. Eles são conhecidos como “anéis das fadas” e dizem que marcam o lugar onde as fadas dançam nas comemorações noturnas que ocorrem dentro daquele reino.
A luz das fogueiras do Beltane no topo dos montes e em lugares sagrados era um ritual importante. Essas fogueiras, chamadas de “fogueiras da necessidade”, eram construídas de uma forma sagrada e davam-lhes oferendas como ervas, artefatos animais ou totens para imbuir o fogo com poderes que seriam, então, passados ao gado. Era tradição as pessoas pularem as fogueiras do Beltane, Originalmente, as fogueiras eram acesas ao redor de uma única árvore sagrada ou mastro decorado com vegetação e flores para representar a união das energias do Senhor das Florestas e da Rainha da Primavera.

Nenhum comentário: