terça-feira, 28 de julho de 2009

Imbolc


O imbolc dá as boas vindas ao amanhecer da primavera, já que o poder do Sol está crescendo dia a dia, mas ainda não ganhou forças suficiente para banir o frio do inverno.
O Imbolc é um festival sagrado para a Deusa Brighid. Ela é uma deusa tripla: donzela, mãe e anciã e representa os três aspectos da feminilidade: cura, fertilidade e conhecimento. Está ligada ao poder da Lua.
O festival era um ritual que homenageava as mulheres que eram consideradas, e ainda são, as guardiãs da mais antiga sabedoria. Elas, por meio de sua menstruação corporificam a criação. Quando uma mulher menstrua, sua energia torna-se muito ancorada pelo fluxo descendente de seu sangue. Isto lhe permite acesso a domínios mais elevados de sabedoria. Uma mulher em seu “período lunar” era altamente honrada e sua sabedoria era sempre ouvida com abertura e humildade. O Imbolc honrava esta atitude em relação às mulheres.
Este festival marca uma época em que a introspecção do inverno começa a cessar e a mente é posta a trabalhar, formulando planos para a próxima estação da primavera. Grande parte desses planos eram feitos ao redor do plantio, mas também se aplicavam à nossa espiritualidade, onde desenvolvemos novas percepções e entendimentos.
Como Brighid é uma deusa da Lua, o Imbolc está também ligado à água. Era o tempo em que os poços sagrados de cura eram homenageados com dádivas, velas e oferendas.

É comemorado em 1 de Agosto no Hemisfério Sul e 2 de Fevereiro no Hemisfério Norte.

Nenhum comentário: