terça-feira, 28 de julho de 2009

Costumes de Imbolc


Imbolc é um termo que significa “em leite” , e representava, nas religiões pagãs, a época em que as ovelhas começavam a produzir leite e as marmotas saem da sua hibernação.

Antigamente, a véspera de Imbolc era considerado um dia sagrado. Ninguém trabalhava, sobretudo as fiandeiras, não fossem elas encontrar os seus trabalhos desfeitos na manhã seguinte.

Imbolc representa o fim de um rito feminino de purificação 40 dias depois do solsticio de inverno.

Os pescadores punham peixe em cada canto da casa, para assegurar uma boa pesca no ano que começava...

A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta na festa de Candelária, a Purificação de Maria. A própria deusa Brigit foi cristianizada mais tarde como Santa Brígida de Kildare e seu santuário foi transformado em mosteiro de monjas.

Brigit tinha um santuário na antiga capital irlandesa de Kildare, onde um grupo de dezanove sacerdotisas mantinha uma chama eterna acesa em sua honra. No dia de Brigit, deixavam que a Deusa mantivesse a chama acesa, e nenhuma sacerdotisa cuidava do fogo, que nunca apagou. Mais tarde esse costume foi proibido mas, quando Brigit virou uma santa, as monjas voltaram com a prática.

Nessa época, cada vela, lamparina e tocha da casa era acesa para iluminar os caminhos para que o Sol pudesse atravessar.

A ligação de Imbolc com a purificação vem da antiga Europa, onde, nessa época, toda a decoração do solstício de inverno era queimada. Isso representava o desligamento com o passado para que o futuro fosse promissor. Se isso não fosse feito, acreditava-se que os maus espíritos vinham assombrar as casas e trazer má sorte aos moradores.

Na véspera do sabbat, todos os fogos e luzes eram apagados para serem acesos, ritualisticamente, mais tarde, com as brasas das fogueiras dedicadas à Brigit.

A versão romana deste sabbat chamava-se Lupercália e era composto de alegres festejos para as deusas Februa, Diana e Vénus.

Na Escócia em ocasião aos casamentos desta época, faziam se bolos de Santa Brígitte, bridescake, que se desfaziam em migalhas por cima da cabeça da noiva e consoante as migalhas que ficavam nela previa-se se haveria muitos filhos.

Os povos nórdicos celebravam nesta época o Disting, "enterrando" a negatividade do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificando a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela.

Ainda hoje, em certos lugares da Grã-Bretanha e da Irlanda, as pessoas amarram fitas ou pedaços de roupas nas árvores próximas às antigas fontes sagradas, actualmente dedicadas à Maria ou a outras santas católicas, orando para curar seus males.

Na Irlanda eram colocadas "cruzes solares" de protecção em cima das portas e janelas da casa. Eram feitas de palha e representavam o olhar protector da Deusa, vigiando e protegendo a casa.

Também na Irlanda, as crianças eram abençoadas por Brigit colocando fitas verdes ao redor de seus pescoços, dando vários nós enquanto o nome da Deusa era pronunciado com orações de protecção.

Um ditado antigo conta que a 2 de fevereiro o urso sai do seu esconderijo para ver o tempo que está. Se estiver claro ele regressa para sua hibernação. “Estar claro” significa que estamos em lua crescente, o urso regressa para seu esconderijo aguardando a lua cheia, para anunciar a vinda da primavera.

Era costume abençoar a terra com leite, para que as plantas crescessem férteis. Isso ainda pode ser feito em nosso jardim, sempre pedindo as bênçãos da Deusa.

Na Europa, os agricultores, faziam procissões pelos campos, munidos de tochas para purificar e abençoar a terra antes do plantio das sementes. Rendiam assim homenagem as diferentes Deidades da agricultura e rezava-se para que a Deusa regressasse trazendo com ela a fertilidade e a primavera.

Em Imbolc, banhava-se as crianças nos rios assim como os animais como benção da Deusa...
Esta data corresponde ao ano novo dos Astecas do México.

Um comentário:

Girassol disse...

Olha quantas curiosidades... fiquei profundamente estimulada a pesquisar mais sobre Lupercália!
Beijos Nekza!
Adorei todos os últimos posts.