quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hortelã


Famila: Lamiaceae

Descrição:

Planta herbácea, perene, de 15 cm a 1 metro de altura, folhas ovadas, aromáticas, verdes e geralmente rugosas, flores pequenas, de cor malva ou violeta. Algumas espécies possuem caules púrpura e folhas pubescentes. Gostam de 1/2 sombra e solos úmidos e férteis. Floresce no verão. Companheira da camomila e urtiga.
Existem diversas espécies de hortelã, mais do que se consegue identificar, pois a polinização das várias espécies acontece de forma cruzada, dando origem a novos híbridos. As espécies mais conhecidas são:
1. Hortelã pimenta - Mentha piperita (planeta Lua/Vênus)
2. Hortelã verde - Mentha spicata (planeta Lua)
3. Poejo- Mentha pulegium(planeta Lua/Vênus)
4. Hortelã Crespa - Mentha crispa
5. Hortelã doce-Mentha arvensis
6. Hortelã Romana-Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (Planta anual nativa do Oriente, da família das Compostas,planeta regente Júpiter)
7. Gatária - Nepeta gataria L.
8. Hortelã do Brasil(hortelà vulgar, hortelà do norte, levante)

Origem

Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. Ela aparece em TODAS as listas de ervas que chegaram até nós. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados

Mito

Uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em erva para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego.Erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade, conta-se que Zeus e Hermes em suas andanças disfarçados pela Terra, foram acolhidos para comer na casa de um casal de pobres anciões que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os deuses então transformaram o casebre num palácio. Outra lenda dá conta que Sherazade, a personagem que contou mil e uma noite de estórias ao sultão para não morrer, desfiava seus contos ao sabor de chazinho de hortelã. O símbolo da virtude, pelo asseamento e pelas qualidades medicinais.

Nomes Populares

mentha-piperita, mentha-arvensis, hortelã-pimenta, erva-boa, hortelã-cheirosa, hortelã-chinesa, hortelã-comum,, etc

Uso medicinal


Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.
• Infusão - 3 gs em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos.
• Óleo medicinal - Mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens.
• 1. M.piperita - Fortificante de glândulas, nervos e coração. Efeitos antiespasmódicos e calmantes. Dores do baixo ventre, cãimbras e prisão de ventre. Infusão quente favorece transpiração e facilita menstruação. Os chás são conhecidos calmantes para idosos e crianças. Para combater o soluço, tomar 1/2 colher de suco fresco de folha de m.piperita com algumas gotas de vinagre.
• 2. M. spicata- recomendado por suas virtudes diuréticas e anti-térmicas
• 3. Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (família compostas) para distúrbios do estômago e da cabeça (infusão de não mais de 5 minutos para não amargar); também indicada para gota, ciática e dores semelhantes(maceração em azeite de oliva por 4 dias, aplicação externa local.Curiosidade: na Nova Inglaterra é conhecida como folha da bíblia, pois era utilizada para marcar as páginas da bíblia no culto dominical, e os fiéis mascavam suas folhas para afastar o sono.
• 4. Hortelà do norte, levante: usam-se as folhas e ramos floridos nas cólicas intestinais e como excitante do sistema nervoso central, na proporção de 3 gramas para um copo de água fervente.

Partes Usadas: Folhas e sumidades floridas.


Propriedades Medicinais – descongestionante nasal, digestivo, sedativo.

Indicações: câimbras, cólica intestinal ou uterina, dismenorréia, dor, espasmo, gases, gastrite, icterícia, inflamação, insônia, intestino, litiase, nevralgia facial(por frio), palpitação, prostatite, prurido vaginal (lavagem e banho), reumatismo, timpanite, tontura, tosse, tremedeira, vermes, vesícula (colagogo, calculo), vomito por nervosismo.

Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia.As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano. Pode causar insônia se tomado antes de deitar.


Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece o sistema circulatório, é bom para indigestão, varizes, irritações na pele, dores de cabeça, enxaquecas, reumatismo, dor de dente e fatiga. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados. É usada especialmente em doenças pulmonares. O chá é usado para irritações estomacais, gripes e amenizar soluços. Inalações de folhas em água fervente são boas para resfriados, asma, e catarro. Chá de hortelã pode ser usado ao invés de aspirina para dores de cabeça, principalmente em períodos menstruais. Como digestivo, faz-se uma infusão com 100g de água quente já adoçada, coloca-se 5g de folhas frescas ou secas de hortelã, filtrar e beber em seguida bem devagar. Para excitação nervosa e insônia colocar uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água quente, filtrar e beber o liquido. (Em casos de insônia, tomar antes de deitar). Chá de hortelã reduz levemente a quantidade de hormônios masculinos na mulher, deve ser evitado por homens porque reduz a libido.

Cosmética

Em geral bom para o rejuvenescimento da pele e refrescante. O hortelã pimenta é adstringente e clareia o tom da pele; bom também para infusos para bochecho do hálito.
Sauna facial antinevrálgica: em uma tigela, adicione 1/2 litro de água fervente a 25 gramas de hortelà pimenta. Exponha o rosto aos vapores, cobrindo a cabeça com um pano formando uma cabana para o rosto.
Banho estimulante: Ferver em fogo brando por 3 minutos 50 gramas de folhas de hortelã em um litro de água. Misturar à água da banheira (tomar pela manhã).

Uso Caseiro e Culinário

• Uso caseiro: Plantar perto das rosas para afastar os pulgões. Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, para afastar os ratos.
• Uso culinário: Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.
• Uso mágico: Atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção, dinheiro e exorcismo.

Uso Mágico

1. Aspirada, ativa e aguça os poderes mentais, sendo recomendada antes de rituais.
2. Um travasseiro estufado com suas folhas secas propiciam proteção durante o sono.
3. Excelente para clarear a mente e se acalmar antes de meditações ou feitiços.
4. Também pode ser usado para acalmar a situação quando o relacionamento estiver explosivo.
5. Banhos de hortelã são ótimos para cura.
6. Faça um chá de hortelã de borrife pela casa para trazer paz após discussões.
7. Use o óleo essencial em feitiços para fazer uma mudança positiva na sua vida.
8. Coloque folhas frescas embaixo do travesseiro para ter sonhos proféticos.
9. Carregue algumas folhas de hortelã na carteira para atrair dinheiro e prosperidade.
10. Queime hortelã para pedidos de cura, especialmente se forem relacionados ao sistema respiratório.
11. É usada para todo tipo de cura.
12. Às vezes é utilizada para provocar luxúria.
13. Vista hortelã no pulso e estará livre de doenças.
14. Folhas frescas no altar chamam bons espíritos para auxiliar na magia.
15. Esfregue folhas frescas na testa para aliviar dores de cabeça.
16. É utilizada para agilizar e aguçar pessoas mentalmente lentas: pessoas que pensam devagar, reagam devagar, demoram para concluir as coisas, chegam atrasadas sempre, etc.
17. Para aquecer ambientes muito frios, coloca-se uma bacia com água e folhas de hortelã.
18. Defumações de hortelã são boas para proteger contra perigos.

Planeta Regente: Vênus e Júpiter.

Elemento: Ar

Influencia Astrológica: Gêmeos, Câncer e Aquário.

Deuses: Zeus, Afrodite e Athena.

Melhor dia para colher e usar: Lua em Leão

Nenhum comentário: