terça-feira, 9 de junho de 2009

Dicas para o dia a dia - Diminua sua pegada


Eu sei que o blog é sobre magia e paganismo, mas todo pagão que se preze ama a natureza, então....

Dicas para o dia a dia - Diminua sua pegada

Seja minimalista
Um jeito fácil de conservar energia é simplesmente comprar menos para estimular menos o consumo de energia necessário à produção. Ao evitar comprar itens dos quais não precisa, a equação de energia muda ao longo de toda a cadeia.


Troque suas lâmpadas
Lâmpadas fluorescentes compactas duram até dez vezes mais e usam um terço da energia despendida pelas incandescentes. Além disso, desligue as lâmpadas que não estão sendo usadas e priorize a luz natural. Ao trocar as cinco lâmpadas mais utilizadas na sua casa, você reduzirá as suas emissões anuais de gases causadores do efeito estufa entre 100 e 499 kg.

Meu carro, meu mundo
Alguns automóveis consomem mais CO2 do que casas inteiras. A recomendação mais óbvia é priorizar o transporte coletivo, a caminhada, as caronas ou bicicletas. Mas, mesmo que isso não seja viável, é possível reduzir o impacto mudando a maneira de utilizar o carro. Prefira modelos econômicos, híbridos e/ou movidos a álcool. Tendo cuidado com a manutenção do carro - como realizar as revisões em dia -, o desgaste do veículo é menor. Um motor desregulado pode consumir 50% mais combustível e produzir 50% mais CO2. Essas iniciativas são significativas, pois podem representar redução nas emissões de mais de 500 kg por ano.

Bom senso ao regular a temperatura da casa
Grande parte dos custos de energia vem da necessidade de aquecer ou resfriar as residências. Substitua o ar condicionado pelo ventilador ou ventilação natural. Se não for possível, troque aquecedores e aparelhos de ar condicionado antigos e mantenha os equipamentos revisados.

Dome seu refrigerador
Geladeiras são responsáveis pelo consumo de 10% a 15% da eletricidade de uma casa. Se possível, substitua seu refrigerador velho, que chega a ser 50% menos eficiente, por um novo. Se tiver mais de um, tente organizar-se para manter apenas um ligado. Também é possível reduzir o consumo regulando o termostato, posicionando a geladeira longe de correntes de vento e do sol. Mantenha o condensador limpo e cheque o isolamento das borrachas para que a porta não deixe entrar calor por frestas.

Verifique os eletrodomésticos
Além de geladeiras, outros grandes consumidores de energia são o aquecedor de água, a lavadora e secadora de roupas e a lava-louças. Para economizar, utilize o modo econômico do aquecedor e o timer para desligá-lo à noite. Quando possível, lave alguns pratos à mão ou espere acumular louça suficiente para lotar a lavadora, que deve utilizar água morna, não quente. Evite deixar os computadores ligados desnecessariamente e os configure para desligar o monitor quando não estiver em uso.

Atenção ao plantar
Plantar árvores é bom, certo? Sim, mas é preciso cuidado. Árvores retiram carbono do ar, mas liberam dióxido de carbono quando morrem. Então, não chegam a ser uma resposta definitiva ao excesso de gás carbônico na atmosfera. De qualquer maneira, há outros motivos para plantar árvores, como deixar o clima mais arejado e úmido. Há entidades que calculam a quantidade de árvores necessárias - de acordo com a sua rotina e produção mensal de CO2 - e, mediante algum tipo de colaboração, fazem o plantio em áreas de reflorestamento para a reconstituição de ecossistemas naturais devastados.

Pense orgânico
Quando pesticidas químicos são utilizados, eles também matam microorganismos que mantêm o carbono contaminado no solo. Quando eles morrem, alem de liberar CO2 na atmosfera, o solo deixa de ser naturalmente fértil e passa a exigir fertilização química. Além de optar por produtos orgânicos, dê preferência a alimentos produzidos em locais próximos de sua casa e coma frutas e vegetais da estação. Produtos fora de época são trazidos de outras regiões, o que significa poluição com transporte e prejuízo para a economia local. Se possível, mantenha uma horta.

Cuide da água
É o recurso mais impactado pela atividade humana, pois está relacionado a quase tudo o que se consome e produz. Por isso, o cálculo da pegada contempla a poluição de rios, lagos e oceanos por meio da geração de esgoto e do descarte de resíduos. Para reduzir esse problema, deixe a torneira fechada ao fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça. Só abra ao enxaguar. Além disso, nunca use mangueiras para lavar calçadas, quintais e carros e junte bastante roupas antes de lavar e passar.

Evite imprimir
Reduza ao máximo o consumo de papel. Priorize o e-mail, não imprima se for possível ler na tela do computador e, sempre que possível, utilize papel reciclado ou o verso de folhas já usadas. Separe papéis e papelão para reciclagem. Isso vai ajudar você a reduzir as emissões de gases em até 100 kg por ano.

Consuma energia verde
Priorize fontes de energia solar, geotérmica ou eólica. Importante: energia nuclear e gás natural não são "verdes". Resíduos nucleares serão um problema por centenas de anos e gás natural emite tanto CO2 quanto usinas a carvão. Invista em energia renovável por meio de fundos socialmente responsáveis.

Compre reciclados
Na maioria das vezes, reciclar consome menos energia do que produzir algo novo e reduz a quantidade de resíduos despejados na natureza. Antes de comprar, verifi que se o produto e a embalagem podem ser reciclados. Incentivar a indústria de reciclagem é um modo de os materiais se tornarem melhores e mais baratos com a produção em escala.

Nenhum comentário: