sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente


No Dia do Meio Ambiente, pare, pense e transforme seus hábitos de consumo
Sex, 5 Jun, 09h45


SÃO PAULO - Nesta sexta-feira (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Coincidentemente, em 2009, este será o quinto dia útil do mês, o que significa pagamento para boa parte dos brasileiros.

Na opinião da diretora de estudos e pesquisas do Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, em vez de sair por aí gastando o salário com tudo o que tiver vontade, as pessoas devem aproveitar a data para repensar os hábitos de consumo e passar a consumir de forma consciente, contribuindo, dessa forma, para a preservação do planeta e da conta bancária.

"As pessoas precisam aprender o que é consumir de forma consciente. Muitos só se preocupam com o descarte de embalagens e produtos, mas o ato de consumir com responsabilidade começa já quando pensamos em comprar", diz.

Na hora das compras

De modo geral, diz Valéria, as pessoas devem sempre refletir sobre a necessidade daquilo que pretendem adquirir, pois, muitas vezes, compra-se mais do que precisa, causando desperdício e gastos desnecessários.

Além disso, é importante observar a procedência do produto e comprar não só pelo preço, ou pela marca, mas também pela qualidade, considerando sempre a relação custo e benefício.

Para quem quer se transformar em um modelo quando o assunto é consumo, veja algumas dicas da diretora do Procon e da organização não-governamental Greenpeace.

No supermercado

Não saia de casa sem uma lista de compras e observe bem a quantidade necessária daquilo precisa adquirir. Dê preferência aos produtos locais e, no caso de frutas e legumes, aos da época.

Alimentos orgânicos são sempre a melhor opção, mas, se não for possível comprar tudo orgânico, que tal adotar ao menos um produto na sua lista de compras? Leia rótulos e veja o que está consumindo e não se envergonhe de perguntar ao fornecedor a procedência da carne ou de qualquer outra coisa que estiver comprando. Ele tem obrigação de lhe responder.

Na hora de ir embora, retire sua sacola da bolsa e use o mínimo possível de sacolas plásticas . Além de ajudar o meio ambiente, não utilizá-las, em alguns estabelecimentos, pode até diminuir o valor das suas compras.

Comprando roupas ou móveis

Fique atento à procedência do que está adquirindo, pesquise se a empresa preza pela sustentabilidade, se há a preocupação com o meio ambiente em todos os estágios da produção.

No caso de roupas, cosméticos e afins, evite as peles e as empresas que utilizam plantas e animais em extinção como matéria-prima. Se vai comprar móveis, veja se há o selo FSC, que é a garantia de que a madeira utilizada não veio de desmatamento.

Nas atividades domésticas e na hora do lazer

Consumo consciente também é importante em casa e na hora do lazer. Com hábitos corretos, é possível, inclusive, diminuir gastos com as contas domésticas, como luz, água, entre outros.

Neste sentido, procure instalar a geladeira ou o freezer em um local ventilado e longe do fogão e sempre evite abrir as portas sem necessidade. Acumule várias peças de roupas para passar de uma só vez e não utilize o ferro de passar quando outros aparelhos domésticos estiverem ligados.

Para iluminar a casa, dê preferência à luz natural. À noite, use lâmpadas fluorescentes. Coloque uma garrafa pet na caixa de água do vaso sanitário (se houver). Isso diminui a quantidade de água utilizada.

Na hora do lazer, repense o que realmente significa esta palavra e opte por descansar, estar perto de amigos e familiares. Conheça os parques da sua cidade, faça piqueniques com as crianças (mas nada de copos ou pratos descartáveis), passeie de bicicleta. São programas baratos e ecologicamente corretos.


Retirado de: Yahoo.com.br

Nenhum comentário: