quinta-feira, 16 de abril de 2009

Samhain



Conhecido como Halloween, Samhain (pronuncia-se Sou-in) é o Ano Novo das Bruxas: uma noite onde se trocam energias, comemorando-se a morte e ressurreição. No hemisfério sul ocorre em Maio.
È o tempo em que o poder da escuridão está crescendo. O sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, o frio cresce e a morte inicia sua dança sobre a Terra. A escuridão, porém, não é algo a ser temido, mas sim um período do qual se pode tirar grande magia e sabedoria. O Samhain é considerado um tempo ‘sem tempo’, pois o véu entre esta realidade e outras realidades mais sutis é muito fino e pode ser atravessado facilmente. Essas outras realidades são lugares onde as leis normais do tempo e movimento não existem. É a terra dos sonhos, o reino das fadas e do povo pequeno, de deuses e deusas e de alta magia.
Desde o advento do cristianismo tem havido muitos equívocos sobre o “Lado Escuro”. As pessoas associam o Halloween com demônios e maus espíritos, mas tal idéia vem da ignorância e da falta de compreensão da natureza real do Universo. Há energias escuras nos reinos sutis de existência, mas elas não são boas nem ruins até a humanidade interagir com elas. Essa interação não é recomendada às pessoas comuns, pois pode causar muito dano caso essas energias sejam mal usadas ou se brinque com elas, mas por outro lado, tem o poder de fazer grande bem, se utilizadas da maneira correta, com reverência e respeito.
Samhain era um tempo de preparação para o inverno, quando o gado excedente era morto e salgado para os meses seguintes. O alimento era muito escasso nos meses escuros do inverno. Os antigos pagãos sabiam que se não honrassem as energias escuras que estavam surgindo no Samhain, não poderiam esperar que elas os honrassem durante um inverno potencialmente severo. O inverno pode ser uma época dura, e as épocas duras nos desafiam a aprender lições duras. E só estando em harmonia e equilíbrio é que essas épocas podem ser vencidas.
Na antiga Irlanda, todos os anos, no Samhain, um novo fogo sagrado era aceso, com o qual se acendiam todos os outros. Esse fogo queimava durante todo o inverno, a fim de carregar a energia da luz e da vida através do tempo escuro, até o festival de Beltane.
Samhain era também um tempo de honrar os mortos. A morte física é um renascimento no reino do espírito e, assim, essa reverência aos mortos era um tempo de celebração de festa, não de luto silencioso. Os espíritos dos ancestrais eram invocados para conferir sua sabedoria e orientação.

Nenhum comentário: