terça-feira, 3 de março de 2009

O Elemento Água


A Água é passiva e receptiva. Ela é associada com a Grande Mãe, o útero universal, nascimento e fertilidade. A água é emblemática das habilidades de dar a vida e de tirar a vida do universo. Ela é usada para limpar ou purificar fisicamente e psiquicamente.
Se o ar é o intelecto e o fogo é a energia ou impulso, a água é a resposta emocional às situações. Fluida, responsiva, e que se doa, a água é sensibilidade e emoção. A água é como a Grande Mãe, quando aquecida pelo Fogo da Paixão do Deus, ela traz a vida. Quando resfriada pelo ar da meia-noite, silêncio e morte são iminentes.
O elemento Água é imparcial e obstinado quando flui livremente. Entretanto, há momentos em que a água se permitirá ser contida. A água é um elemento gentil, e inspira a intuição e o desejo de louvar. Está ligado à Deusa e é parte dela dentro de nós. A água é lembrar o passado e antever o futuro. Mas da mesma maneira que a água traz a vida, ela pode traze a destruição; a chave está em governar sua energia.

Entre todos os elementos, o sábio tomaria a água como seu preceptor. A água é submissa, mas conquista tudo. A água extingue o fogo ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia ou, quando desafiada pelas rochas, procura um caminho em torno... Satura a atmosfera de modo que o vento morre. A água cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir seu caminho traçado até o mar. A água conquista submetendo-se, nunca ataca, mas sempre ganha a última batalha.

Correspondências da Água:

Cores: verde, turquesa, azul, azul-esverdeado, cinza, índigo, roxo, preto.
Símbolos: crescente, conchas, botes, timões, âncora, cálice.
Ferramentas: Vaso, cálice, taça, caldeirão, espelho, mar.
Trabalho Ritual: Emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificador das coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas.
Formas Rituais: Diluir, colocar ma água, lavar, banhar-se.
Tipos de Magia: Mar, gelo, neve, neblina, espelho, imã, chuva.
Natureza Básica: purificante, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento.
Plantas: Aloé, pepino, alga, gardênia, lírio, lótus, salgueiro, samambaia, musgo, arbustos, couve-flor,artemísia, lavanda, mil-folhas.
Incensos: Mirra, camomila, sândalo.
Animais: Dragões, serpentes, golfinhos, focas, todos os peixes, mamíferos marinhos, criaturas marinhas, gato, sapo, tartaruga, lontra, ostra, cisne, caranguejo, urso.
Pedras: Água-marinha, ortoclásio, madrepérola, ametista, turmalina azul, pérola, coral, topázio azul, fluorita azul, lápis lazuli, sodalita.
Metais: mercúrio, prata.
Locais: Oceanos, rios, lagos, lagoas, quedas-d´água, praias, fontes, poços, banheiras, piscinas, chuveiros, cama (para dormir), spas, marés.
Zodíaco: Câncer, Escorpião, Peixes.
Tempo e Hora: Outono, Crepúsculo.
Fase da Vida: Maturidade.
Arcanjo: Gabriel
Deusas: Afrodite, Ísis, Tiamat, Yemanjá.
Deuses: Dylan, Osíris, Netuno, Poseidon.
Elementais: Ondinas, Ninfas, Sereias e fadas dos lagos.
Rainha: Necksa.
Direção: Oeste.
Nome do Vento Oeste: Zephyrus.
Energia: Receptiva, feminina.
Órgãos: Coração.
Sentido: Paladar.

Nenhum comentário: