sábado, 14 de março de 2009

Mabon – Equinócio de Outono


20 a 22 de março (Hemisfério Sul) / 20 a 22 de Setembro (Hemisfério Norte)

È o segundo festival da colheita, onde se festeja a proximidade do término da colheita e se agradece a fertilidade da terra. As pessoas começam a se preparar para a época escura do ano e a chegada do inverno.
Este sabbat marca o inicio do outono, é uma época de equilíbrio onde o dia e a noite têm a mesma duração.Neste dia os pagãos honram os deuses em seus aspectos de provedores.
O nome Mabon veio de um deus Celta (também conhecido como Angus), o Deus do Amor. Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes ou velhos.(Wikipédia) e representa o tempo de colheita dos frutos, a preparação para o inverno e a tristeza pelo fim do verão .

A data é comemorada de maneiras diferentes de acordo com a cultura.
Os gregos celebram a data lembrando a descida da Deusa Perséfone ao mundo de Hades. Quando sem a presença da Deusa, a vegetação definha e morre. E depois volta a nascer quando a Deusa retorna.
Na cultura Nórdica é chamado de Höstblot ou Herbfest e era dedicado aos Vanes e ás divindades regentes da Terra (Nerthus, Erda, Fjorgyn, Jord, Frey, Freya, Gerda) e da água (Njord, Elfos Claros e os espiritos protetores das árvores frutiferas).

Assim como em outras culturas, o tema central era o equilibrio das polaridades: masculino e feminino, dia e noite, verão e inverno, etc.

"As familias e as comunidades se reuniam para festejar no final das colheitas, quando todos os produtos colhidos já tinham sido armazenados. Os dias cada vez mais curtos e as noites mais frias deixavam todos predispostos a ouvir historias, tomar hidromel ou vinho de frutas da safra recente e agradecer á abundancia da Mãe Terra, vestida agora com o colorido dourado das folhas de outono." - Retirado do Livro Mistérios Nórdicos , Mirella Faur.

Mabon é uma época de completa gratidão, na qual agradecemos por tudo que somos e também pelas coisas que o futuro reserva para nós e para aqueles que estão por nascer. É uma época apenas para agradecimentos e oferendas.

Em um ritual moderno, esta data é propícia a introspecção e a avaliação de colheita pessoal. Boa para descartar as 'folhas secas' e os resíduos do plantio anterior e preparar novas sementes.

Nenhum comentário: