sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ágata


NOMES POPULARES: Ágata vermelha, Ágata de Sangue.
ENERGIA: Diversas (ver mais abaixo).
PLANETA: Mercúrio
ELEMENTO: Vários (ver mais abaixo).
DIVINDADE: Esculápio.
PODERES: Força, coragem, longevidade, jardinagem, amor, cura, protecção.

USOS MÁGICOS:
Geralmente a ágata é utilizada em conjuros e rituais mágicos que tenham que ver com a força, a coragem, a longevidade, etc. Se a usar no braço ou se a levar enquanto pratica a jardinagem, a ágata aumenta a fertilidade das suas plantas e assegura uma colheita abundante ou flores saudáveis. Crê-se que a ágata musgosa (ver mais abaixo) era a melhor para isso. As ágatas carregadas podem-se “plantar” no jardim para fomentar a abundância, e as ágatas pequenas que se colocam nas árvores aumentam os seus frutos. Na Roma antiga, uma ágata usada num anel na mão ou ao redor do braço esquerdo assegurava o favor das divindades vegetativas, que provocavam que a Terra fosse frutífera. A ágata, pedra muitas vezes usada nos conjuros de amor, também se leva para impedir pensamentos invejosos e para afastar o despeito, noutras palavras, para tornar a quem a usa amável e agradável. Não há lugar para o despeito na busca do amor. Também é usada como um amuleto da verdade, para assegurar que as suas palavras saem puras, e também para se assegurar dos favores de pessoas poderosas. As jóias com ágata dão-se às crianças para que elas as usem como amuletos protetores. Crê-se que a ágata é particularmente útil para impedir que as crianças caiam e os adultos também as usam para evitar tropeços. Uma ágata que se coloca na boca alivia a sede. Pode ser usada para reduzir a febre, aplicando-a na fronte. Na mão, a ágata acalma e refresca o corpo e ajuda a curar pequenos problemas de saúde. As ágatas eram talismãs populares no Médio Oriente para assegurar o saudável estado do sangue. Na antiga Grã-Bretanha usavam-se como proteção contra as enfermidades da pele. As ágatas de forma triangular utilizavam-se na Síria para prevenir problemas intestinais. Na magia cerimonial, gravavam-se nas ágatas serpentes ou homens montados sobre serpentes. Usada como amuleto, esta jóia mágica impedia as picadas de insetos e as mordeduras de víboras e serpentes.Às vezes a ágata usa-se em conjuros e rituais de proteção e pensava-se que era uma proteção soberana contra a feitiçaria, os demônios e a possessão perversa.Na Ásia, as ágatas usavam-se quase como o cristal de quartzo na atualidade. Para assegurar os rumos futuros, o adivinho observava as marcas da pedra, permitindo que a mente profunda projetasse os seus impulsos psíquicos à mente consciente. As numerosas classes de ágatas – vagamente distinguíveis pela cor e pelas marcas – usam-se em diversos tipos de magia. Ainda que qualquer tipo de ágata se possa utilizar para os usos já descritos, estas pedras em particular têm energias tradicionais.

Eis aqui uma lista de algumas das mais importantes e suas atribuições mágicas.

Ágata com bandas : Energia: Projetiva. Elemento: Fogo. Proteção. Restitui a energia do corpo e alivia as situações difíceis.
Ágata negra : Energia: Projetiva. Elemento: Fogo. Outra pedra protetora. Usa se para a coragem e o êxito nas competições.
Ágata branca e negra : Energia: Receptiva. Elemento Terra. Levada como amuleto, esta pedra protege contra os perigos físicos.
Ágata de encaixe azul : Energia: Receptiva. Elemento: Água. Usa-se ou leva-se para a paz e a felicidade. Coloca-se na mão para descer a tensão. Ponha-a sobre a sua mesa ou outro local de trabalho e olhe-a quando se encontrar em situações difíceis. Em casa, uma ágata de encaixe azul rodeada de velas acesas de cor azul pálido, acalma a atmosfera psíquica e reduz as guerras familiares.
Ágata parda ou tostada : Energia: Projetiva. Elemento: Fogo. Antigamente era usada pelos guerreiros para alcançar a vitória das batalhas. Atualmente, usa-se a ágata parda para triunfar em qualquer empreendimento. Na Itália e na Pérsia era apreciada como uma proteção contra o mau-olhado. Também é um talismã para a riqueza.
Ágata verde : Energia: Projetiva. Elemento: Terra. Usa-se para melhorar a saúde dos olhos. No passado, uma mulher que tomasse a água em que se lavava a ágata verde, era protegida magicamente contra a esterilidade.
Ágata musgosa : Energia: Receptiva. Elemento: Terra. Devido às suas curiosas marcas, que fazem lembrar o musgo das árvores, a ágata musgosa é o talismã especial do jardineiro. Usa-se para aliviar o torcicolo, para transmitir energia aos fracos e com fins curativos. Também é usada nos conjuros que tenham que ver com as riquezas, a felicidade e a vida abastada. Leve esta pedra até fazer novos amigos e para descobrir o “tesouro”.
Ágata vermelha : Energia: Receptiva. Elemento: Fogo. Também conhecida como “Ágata de Sangue”, usava-se esta pedra na Roma antiga como proteção contra as picadas de insetos , para curar o sangue e para fomentar a tranqüilidade e a paz.

Nenhum comentário: