segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mastro de Beltane e Costumes


Um dos símbolos mais conhecidos associado com esse Sabbat é o Mastro de Beltane ou Maypole (Mastro de Maio), pois no hemisfério norte o Beltane é comemorado no dia primeiro de maio). Feito do tronco de uma árvore forte e alta, normalmente o Vidoeiro ou Freixo era enfeitado com flores e tiras. Cada participante pega uma fita e começam então a entrelaçar uma na outra até que todo o Mastro esteja revestido por elas. Ao dançarem e entrelaçaraem as fitas no Mastro, estão representando a união da Deusa e do Deus. Uma vez decorado era elevado freqüentemente na praça da aldeia, ponto focal das atividades da comunidade. Seu simbolismo era em honra da fertilidade renovada da Terra. E enquanto dançavam e entrelaçavam as fitas, as pessoas iam fazendo seus pedidos de prosperidade para o ano.

Outro costume dos mais belos e antigos associado com esse festival era o “Bringing in the May”. Os jovens das vilas e cidades iam até as florestas à meia-noite de Beltane para colher flores. Quando retornavam para a sua vila, paravam em cada casa e presenteavam seus moradores com as flores; então recebiam as melhores comidas e bebidas que os anfitriões podiam oferecer. Isto trazia boa sorte para os donos da casa e era um ato generoso que representava a bondade da Terra nessa época do ano.

Na Europa Antiga, as pessoas celebravam Beltane unindo-se sexualmente em meio aos bosques. Todas as crianças concebidas por meio dessas uniões eram consideradas “bem-aventuradas” e filhos da Deusa e do Deus. Essas uniões em meio às árvores era um ato de Magia simpática e todos acreditavam que tinha um efeito positivo nos reinos animal, vegetal e humano.

Atividades:

• Pular a fogueira de Beltane;

• Guardar as cinzas da Fogueira de Beltane para utilizar em encantamentos de fertilidade, para abençoar objetos e pessoas.

• Dançar em volta do Mastro de Beltane.

• Colher as primeiras ervas da estação.

• Fazer um piquenique com a família.

• Lavar a face no orvalho da manhã de Beltane. Segundo as Tradições desse Sabbat, isso traz beleza para quem o faz.

• Fazer máscaras com folhas para representar o Green Man..

• Colocar uma tira de tecido em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das Fadas. Usar tiras nas cores: laranja para prosperidade, rosa para amor, verde para abundância, amarela para cura, vermelha para proteção, preto para afastar o mal.

• Fazer uma oferenda ao Povo das Fadas.

• Fazer guirlandas para serem usadas na cabeça como coroas. As das mulheres são feitas com flores multicoloridas e as dos homens com folhagens verdes.

• Fazer um pacote de Beltane, com madeiras, para ser queimado.

• Levar uma oferenda da flores ao Espírito da Primavera em um rio ou uma cachoeira.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Necksa!
Como vai?
Acredito que nada é por acaso.. sendo assim, em minhas buscas pela net achei seu blog. Sempre fui mto ligada ao assunto.. mas qdo conheci meu atual marido fui "impedida"de continuar meus estudos e perdi contato com as pessoas q me ajudavam, sendo q agora sinto uma necessidade ainda maior de desvendar o que ainda desconheço e retomar meus estudos.. poderia contar com sua colaboração?
Agradeço desde já.. Fique bem!

Unknown disse...

P.s.: Nao sei o pq de estar aparecendo esse "Lord B" me chamo Aline mas sempre me indetifiquei como "Sleepin Sun" ou "Eilan" (do livro Sacerdotiza de Avalon e possui todas as letras do meu proprio nome)

Ana Pires disse...

Olá

td bem?

Pode contar com minha ajuda sim ^^
farei oq puder para te ajudar. Vc é de onde? Vc pode me add no msn ou me mandar emails...estou meio sem tempo esses dias pq estou de mudança, e como pode ver o blog está meio abandonado, mas assim q eu tiver chance poderemos conversar melhor..

Bjos