sexta-feira, 20 de março de 2009

Costumes no Mabon


Algumas sugestões para celebrar o Outono:

• Asse batatas celebrando a Terra. Afinal, esses tubérculos se desenvolvem embaixo dela. Se puder, chame os amigos e asses-as em uma fogueira, recordando os bons momentos em sua vida e agradecendo à Mãe Natureza por eles.

• Honre os ancestrais familiares com uma ceia de biscoitos de aveia e nozes e suco de maçã. Reserve lugar na mesa para os ancestrais homenageados.

• Folheie os álbuns de fotografia da família, procurando lembrar-se das histórias por trás de cada foto, ou imaginar a situação de cada uma delas, caso ainda não tivesse nascido ou não se lembre. Se não tiver um álbum, esta é uma excelente época para montar um. Ao terminar, agradeça aos seus ancestrais pelo papel que eles continuam a desempenhar na sua vida e na das outras pessoas presentes.

• No dia do equinócio, acorde bem cedo, escute a música dos pássaros e despeça-se mentalmente das criaturas que começam a procurar abrigo para o inverno. deseje o melhor para elas. Isso também vale para os seres humanos: comece a vasculhar seu guarda-roupa em busca de roupas que não use mais para poder doar mais para frente, quando estiver frio.

• Com o auxílio de uma agulha, enfie flores de girassol numa linha e faça diversos cordões floridos. Depois pendure-os nas árvores, para que os pássaros comam as sementes.

Antigamente os druidas honravam o salgueiro, e nesse sabbat, a árvore associada à Deusa e à morte, era utilizada, em forma de corte para seus bastões da sabedoria.
Considerando que esse é um dos dias de equilíbrio do ano (juntamente com Ostara), é tradicional limpar a casa para banir toda a desordem ao seu redor.
As portas são abençoadas para protegerem aqueles que vivem dentro dela.
Muitas festas que celebram a colheita ocorrem em países rurais, o Dia de Ação de graças é uma característica dessa data.
Fazer cornucópias para a prosperidade, bonecas mágicas de maçã, grinaldas para oferecer a generosidade da Deusa, amuletos e vassouras mágicas são algumas práticas relacionadas a esse período.
A mais comum era fazer a Rainha da Colheita (kern baby), chamada na Escócia de a “Virgem do Último feixe da colheita”, que era feita com o último feixe da colheita, colhida pela garota mais jovem da aldeia, e construída pelos ceifeiros enquanto proclamavam: “Nós temos a Kern”.

Nenhum comentário: